
Sessenta por cento dos ônibus de Fortaleza estão com autoatendimento

Desde outubro de 2018, quem utiliza o transporte público de Fortaleza teve de se adaptar à crescente adesão das linhas de ônibus ao serviço de autoatendimento.
Apenas 689 coletivos da frota inteira da Capital ainda recebem o pagamento da passagem em dinheiro. Isso corresponde a 39,7% do número total de ônibus. De acordo com dados do Sindiônibus, nos últimos três meses 130 mil bilhetes únicos (BU) foram emitidos.
Noventa por cento dos passageiros estariam utilizando o sistema de crédito eletrônico.
A estudante Natácia Magalhães foi até o ponto de cadastro na Praça Coração de Jesus, ontem, fazer o bilhete único. Para ela, se tornou necessário obter o cartão eletrônico, já que a maior parte da frota não aceita mais pagamentos em dinheiro. “Esperava demais para conseguir pegar o ônibus”, diz. Natácia achou o cadastro rápido e adquiriu o BU na mesma hora. Desde julho, é possível fazer o cartão e recebê -lo em poucos minutos.
Mesmo utilizando o valetransporte da empresa em que trabalha e tendo o cartão do bilhete único, Francisca Girão explica que já precisou esperar mais de meia hora em uma parada de ônibus quando os créditos acabaram. Ela decidiu pedir para outra pessoa ceder uma passagem e, assim, conseguiu pegar o coletivo. Como forma de diminuir esse transtorno, foi lançada a função de carregar os cartões eletrônicos pelo aplicativo Meu Ônibus. Diversos pontos de recarga também foram espalhados pela cidade.
Além do bilhete único, carteirinha de estudante e vale-transporte, existem outros cartões que podem ser utilizados para pagar a passagem nos ônibus de Fortaleza.