11 de Outubro: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Gerência de Qualidade de Vida, preocupada com o aumento da obesidade de magistrados e servidores, bem como de seus familiares, faz um alerta sobre a doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), combater e prevenir a obesidade são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. Os números mostram que cerca de 18 milhões de pessoas estão obesas. “O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras”, afirma o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), Márcio Mancini.

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. A gordura visceral por estar próxima aos órgãos vitais como fígado, intestino, coração e pâncreas dificulta o funcionamento deles, provocando doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão entre outras. Uma dieta balanceada livre de açúcares e com atividades físicas regulares são essenciais para diminuir o Índice de Marca Corporal (IMC) e a circunferência abdominal.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.

Obesidade – A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal. Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são portadoras de sobrepeso. Temos também a medida da circunferência abdominal que está correlacionada à gordura acumulada no abdômen do corpo.

Considera-se risco significativamente aumentado circunferência igual ou maior a 102 cm em homens e maior ou igual a 88 cm em mulheres. Já as pessoas que têm circunferência igual ou maior a 92 cm, em homens, e maior ou igual a 80 cm em mulheres, são considerados risco aumentado.

Ninguém tem mais dúvida que a obesidade é uma epidemia mundial e que vem causando sérios danos à saúde de uma forma geral. Mas e você, o que anda fazendo para mudar isso? Se já está agindo, parabéns! Mas se a falta de motivação é maior, que tal tentar começar alguma coisa agora.

Então mãos à obra e mexa-se, pelo menos 30 minutos por dia. Para dar um empurrãozinho na sua decisão a grande dica é que pequenas mudanças de hábitos fazem a diferença com a utilização de técnicas de controle e ingestão de alimentos, assim como, atividades físicas no dia a dia.

Vamos lá! Afinal, da saúde se cuida todos os dias!

Fonte: OMS e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo.

Gecom – TJPB, com informações da Gerência de Qualidade de Vida