
Dia Nacional do Voluntariado é celebrado com evento no Fórum Cível

“É uma experiência bastante enriquecedora”, contou Juana Carolina Carneiro Marques sobre o trabalho realizado como voluntária no Poder Judiciário. Um evento para homenagear Juana Carolina e os outros 221 voluntários que atuam no judiciário paraibano foi realizado na tarde desta segunda-feira (29) no auditório do Fórum Cível da Capital.
A ação, idealizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB e a diretoria do Fórum Cível, foi em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado no último domingo (28). A voluntária Juana é formada no curso de Direito e começou a prestar serviços no Núcleo de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba há cerca de um ano.
Atuando agora na Vara de Família de João Pessoa, ela explicou que buscou trabalhar voluntariamente para adquirir experiencia na área jurídica, além de se interessar por resolver conflitos utilizando a mediação.
“O trabalho que essas pessoas vêm desenvolvendo para a prestação de um melhor serviço jurisdicional é de grande importância para o Poder Judiciário”, explicou Cláudio Cavalcanti, gerente de Capacitação do TJPB. “Precisamos desenvolver a cultura da solidariedade no nosso pais”, completou ele.
Só no Fórum Cível existem cerca de 60 voluntários, entre estudantes, profissionais liberais e até aposentados, atuando principalmente nos cartórios. Já na sede do TJPB, eles realizam trabalhos nos gabinetes dos desembargadores e na Coordenadoria da Infância e Juventude.
Durante o evento, o gerente do Fórum Cível Robson Araújo, parabenizou os voluntários e discursou um pouco a respeito do trabalho que estas pessoas realizam: “Os voluntários respondem a um instinto de ajudar. No final, ganha o Tribunal de Justiça, a sociedade e o voluntariado”.