
Diretor de comunicação do TJPB ministra aula para os novos juízes

Compreensão técnica e política dos fenômenos de comunicação e Media Training foram os temas discorridos pelo jornalista Valter Nogueira, diretor de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça da Paraíba, em aula ministrada no Curso de Formação Inicial para os novos juízes do Poder Judiciário estadual. A aula transcorreu das 9 às 10:40 e das 11 às 12:40 horas, na Escola Superior da Magistratura (ESMA), em João Pessoa.
Os novos magistrados são porta-vozes do Poder Judiciário estadual e, como tal, precisam estar preparados para lidar com os meios de comunicação, segundo ressaltou o diretor Valter Nogueira. “Com as mudanças na sociedade, é imprescindível saber se comunicar. As empresas e instituições, em especial, devem se preocupar com a comunicação, em particular com as informações que são transmitidas ao público”, disse.
A evolução da comunicação – das cavernas as redes sociais – também foi tema abordado pelo jornalista Valter Nogueira. “A internet provocou grandes mudanças no campo da comunicação, principalmente quanto a forma de se comunicar. A informação passou a circular de forma mais veloz, por meio das redes sociais.”, observou.
Valter Nogueira relatou que o ato de comunicar é inerente a qualquer ser vivo, tendo encontrado no homem uma evolução extraordinária. Desde a Pré-História, quando os homens passaram a viver em sociedade, eles perceberam a importância da comunicação, desenvolvendo a linguagem por meio de várias formas: sons, gestos, cores, desenhos. Mas, na essência, o motivo sempre foi transmitir uma mensagem e ser entendido”, ressaltou.
A juíza Mayuce Macedo disse que a Esma tem acertado nos temas, que não são epenas jurídicos mas também de outras áreas acadêmicas, porém, não menos importante para a formação dos magistrados. “O tema de hoje nos possibilitou visualizar o que será um contato com a mídia. Para mim, foi de grande importância”, comentou a magistrada.
Opinião semelhante foi externada pelo juiz Fábio Brito, ao lembrar que a turma estava ansiosa por um contato com os profissionais de mídia. “A maioria de nós não tem muita informação sobre como lidar com a Imprensa. Hoje, tivemos um contato com os profissionais da área, que atuam no Tribunal, que nos deram luzes de como lidar com os jornalistas. As orientações de hoje são importantes para a nossa formação e para o nosso futuro contato com o meios de Imprensa, nas comarcas onde iremos atuar”, afirmou.
Por Gecom-TJPB