ESMA realiza evento em adesão à campanha ‘Outubro Rosa’

A Escola Superior da Magistratura (ESMA) aderiu mais uma vez a campanha ‘Outubro Rosa’. Desta forma, a instituição de ensino promoveu palestra acerca da iniciativa que tem a intenção de sensibilizar e conscientizar as mulheres servidoras e magistradas e à população em geral, sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento ocorreu, na manhã desta quinta-feira (27), na própria sede da instituição de ensino, na Capital.

A conferência foi ministrada pela coordenadora da Saúde da Mulher do município de João Pessoa, Tânia Lucena Morais, e contou com a presença da diretora da ESMA, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, da presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, além de coordenadores acadêmicos e administrativos da Escola, juízes recém-empossados e servidores da Justiça.

Na ocasião, a palestrante falou o que pode ser feito para prevenir a doença. Ela ressaltou que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima em 600 mil casos novos da doença neste ano.

Histórico- ‘Outubro Rosa’ é um movimento popular realizado em todo o mundo. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama que está simbolizado por meio da imagem do laço, que lembra a luta contra o câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa pública de adesão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP.

Por Marcus Vinícius