João Pessoa sediará o II Encontro Nacional de Colégio de Ouvidores de Justiça nesta quarta

A capital paraibana receberá, a partir desta quarta-feira (31), às 14h, o II Encontro Nacional de Colégio de Ouvidores Judiciais (Cojud), que contará com a presença de 25 ouvidores de diversos estados do país. O evento acontece até o dia 2 de setembro, no Hotel Sapucaia, no bairro de Tambaú.

Além do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Marcos Cavalcanti, outros três presidentes estarão no evento: os desembargadores Luiz Felipe Silveira Difini (TJRS), Paulo Roberto Vasconcelos (TJPR) e Pedro Carlos Bitencourt Marcones (TJMG), que também é presidente do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça.

Os participantes serão exclusivamente ouvidores de Justiça. No último dia do evento será elaborada e lida a Carta de João Pessoa, bem como acontecerá a eleição para a Diretoria Executiva.

“Esse encontro visa promover o compartilhamento de práticas adotadas pelas Ouvidorias participantes, com o propósito de permitir que os membros avaliem a aplicação dessas rotinas nos tribunais em que atuam”, explicou o desembargador Fred Coutinho, ouvidor da Justiça.

Programação – Após a abertura, o ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Cláudio Silva Allemand, vai proferir a palestra “O Futuro das Ouvidorias”.

Já na manhã do dia 1º de setembro, a conferência fica por conta do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Cláudio Pacheco Prates Lamachia, que falará sobre “Perspectivas da OAB com as Ouvidorias Judiciais”.

Cojud – O Colégio Permanente de Ouvidores Judiciais foi criado durante o I Encontro Nacional dos Ouvidores dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em março deste ano no Tribunal de Justiça do Ceará, e foi instituído para permitir a atuação uniformizada das Ouvidorias, por meio da discussão coletiva dos problemas enfrentados.

Gecom – TJPB