
Mais de 200 vítimas de acidente de trânsito fazem acordos no mutirão em Patos

Nos dois primeiros dias da quarta edição do Mutirão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), na comarca de Patos, foram firmados mais de 200 acordos entre as partes e a Seguradora Líder, o que permitiu uma arrecadação de mais de R$ 630 mil para indenizar as vítimas de acidente de trânsito. O esforço concentrado ocorre até 18h desta quinta-feira (1º), no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Bairro Salgadinho.
Dentre as vítimas, que firmaram acordo, está o senhor José Wellington Pinto Ramalho, de 50 anos de idade. No dia 19 de maio de 2015, na cidade de Patos, ele estava passando com sua moto ao lado da Catedral ‘Nossa Senhora da Guia’ quando foi colidido por um outro motoqueiro, que vinha na contramão.
Na ocasião, ele parabenizou a inciativa do Tribunal de Justiça da Paraíba pela realização do mutirão DPVAT, bem com ressaltou a satisfação de ter resolvido em pouco mais de um ano a demanda através de um acordo.
Do mesmo modo, Devaldo Belo de Lima, de 35 anos de idade, também entrou em acordo com a Seguradora Líder. A vítima, que é do município de Pombal, há dois anos se colidiu com jumentos na zona rural do município. Ele, ainda, ficou em coma, em decorrência do acidente. “Estou feliz por ter feito o acordo”.
A novidade desta edição é que o atendimento será feito por ordem de chegada e o não comparecimento injustificado do advogado e seu constituinte, no dia marcado para a audiência, será considerado como renúncia a prova pericial.
O mutirão é promovido pelo Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a Seguradora Líder, empresa responsável pelo pagamento do seguro DPVAT no país. “A ideia é promover o máximo possível de conciliação, buscando acordo em todos os processos, e desta forma reduzirmos o estoque de feitos que congestiona a pauta do Poder Judiciário na comarca de Patos”, afirmou o diretor-adjunto do Núcleo de Conciliação, Bruno Azevedo, na abertura do esforço.
As unidades judiciais que participam do mutirão são as seguintes: Água Branca, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Cuité, Itaporanga, Malta, Monteiro, Patos, Paulista, Piancó, Picuí, Pombal, Prata, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Bento, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, São Mamede, Serra Branca, Sousa, Sumé, Taperoá, Teixeira e Uiraúna.
Quem pode receber o DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é um seguro de cunho social, criado com o intuito de amparar as vítimas de acidentes e seus familiares, indenizando-os em caso de invalidez permanente ou morte, e indenizando eventuais despesas, provenientes de qualquer acidente de trânsito, ocasionados por qualquer veículo automotor de via terrestre ou por suas cargas, as pessoas transportadas ou não.
Não importa se a vítima é condutora, passageira ou pedestre. Todas as vítimas de acidente de trânsito têm direito ao Seguro DPVAT.
Por Marcus Vinícius