
Município do Conde passa a ser sede de Comarca

A mais nova comarca paraibana foi instalada na manhã desta sexta-feira (9). O município do Conde deixou de pertencer à comarca de Alhandra e, desta forma, o jurisdicionado condense contará com os serviços da Justiça na própria cidade, a partir desta segunda-feira (12), no Fórum “Procurador Sabino Ramalho Lopes”. A inauguração foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
Em seu discurso, o presidente destacou a importância histórica do município; falou sobre o homenageado que deu nome ao fórum e elencou as medidas tomadas para que a instalação fosse realizada.
“Reformamos o prédio que agora habita o fórum, providenciamos o mobiliário, computadores e trabalhamos com afinco para a viabilidade dos serviços que aqui serão executados para melhor atender ao jurisdicionado local”, declarou.
Durante a solenidade, o médico Aracoely Ramalho agradeceu, em nome da família, a homenagem feita ao próprio pai, com a nomeação do Fórum. “Dr. Sabino, que sempre foi um homem muito austero, sério, íntegro, durante toda sua vida, em que trabalhou como promotor de justiça e procurador, além dos cargos que exerceu no Estado da Paraíba. A família está grata pela honraria merecida, visto que ele lutou sempre pelo Direito, pelo ensino e pelo saber”, destacou.
O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, também falou sobre a celeridade que será conferida à nova comarca. “O jurisdicionado do Conde resolverá mais rápido o seu litígio na Justiça. Esperamos que a comarca do Conde possa cumprir seu objetivo e que o(a) juiz(a) para esta comarca nomeado possa dar uma resposta positiva para toda a sociedade”, pontuou.
Temporariamente, a juíza titular da 2ª Vara de Mamanguape, Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira, vai responder cumulativamente pela comarca do Conde e antecipou que os trabalhos deverão ser iniciados com o recebimento de cinco mil processos, em média.
“São feitos que virão da comarca de Alhandra, em que a maioria era oriunda do Conde. O trabalho vai se iniciar nesta segunda-feira (12) com a seleção dos processos por matérias, realização do cadastro no sistema e organização. O atendimento ao público já será realizado também a partir de segunda”, informou a magistrada.
Os editais para preenchimento dos cargos de magistrado e servidores (analistas, técnicos e oficiais de justiça) deverão ser publicados no Diário da Justiça eletrônico deste sábado (10).
TÍTULO DE CIDADÃO – Após a solenidade de instalação da comarca do Conde, o presidente se dirigiu à Câmara dos Vereadores do Município, para receber o título de Cidadão Condense, proposto pelo vereador Sanderson Duarte.
Na ocasião, a prefeita do município, Tatiana Correia, agradeceu ao presidente pela instalação da comarca. “Esta é a forma mais simples e mais amorosa que escolhemos para homenagear uma pessoa tão justa, que tem olhado para a nossa região e trazido estes benefícios”, afirmou.
“Posso afirmar, do recôndito de minha alma, do interior do meu coração, que recebo este título com muita emoção, honra e júbilo”, declarou o presidente, ao receber o título.
Gabriela Parente