
Presidente do TJPB participa de lançamento de aplicativo no TRE

Por meio do próprio smartphone (sistema Android e IOS), os cidadãos de todo o país poderão fazer denúncias à Justiça Eleitoral sobre irregularidades praticadas por candidatos e partidos durante a campanha eleitoral. Isso será feito através do aplicativo “Pardal”, lançado em sessão solene no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na tarde desta quinta-feira (26).
Desenvolvido por meio de uma parceria entre os TRE’s da Paraíba e do Espírito Santo, a nova ferramenta permitirá um maior combate à corrupção eleitoral, como ressaltou o presidente da Corte eleitoral, desembargador José Aurélio da Cruz.
“Qualquer fraude, compra de votos ou propagandas eleitorais irregulares poderão ser denunciadas. O aplicativo permitirá envio de foto e vídeo, para subsidiar a denúncia, que será encaminhada à zona eleitoral mais próxima e ao Ministério Público eleitoral, para que seja apurada em tempo real”, informou o presidente.
O desembargador José Aurélio alertou também que as denúncias não poderão ser anônimas e necessitam da identificação do cidadão. “Conclamo aos eleitores que sejam fiscais da Justiça eleitoral e utilizem esta ferramenta, para proporcionar mais tranqüilidade e segurança às eleições”, afirmou.
Presente à sessão, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque parabenizou a Justiça Eleitoral, em especial o TRE-PB, pelo lançamento do aplicativo, o qual, segundo o desembargador, “é mais uma ferramenta a serviço da população, do cidadão, que agora, com o Pardal, se torna um fiscal que pode e dever apoiar a Justiça Eleitoral no cumprimento do seu dever constitucional, qual seja garantir uma eleição limpa, transparente e democrática”.
Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB – PB), ressaltou que a denúncia de crimes eleitorais possibilitará à Justiça eleitoral um trabalho mais ágil, célere e eficaz. “Além de facilitar o acesso do eleitor à Justiça para as denúncias de eventuais crimes desta natureza”, complementou.
Homenagens – Durante a sessão, o presidente do Corte de Justiça eleitoral homenageou servidores da área de Tecnologia da Informação do TRE-PB, responsáveis pelos avanços implementados no aplicativo, desenvolvido inicialmente pelo TJES. Na ocasião, foram entregues certificados de reconhecimento a José Vinício Veloso, Francisco José Rodrigues, Wescley Alcântara, Rômulo e Albuquerque e Márcia do Nascimento.