Presidente do TJPB visita Fórum de Pombal e discute remanejamento de processos antigos

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque esteve na comarca de Pombal, na manhã desta segunda-feira (5), para tratar do remanejamento de documentos históricos e processos antigos que estão alojados no Fórum “Promotor Francisco Nelson da Nóbrega”, alguns datados do século XVIII. Na ocasião, se comprometeu a procurar um imóvel para servir de Arquivo, onde todo o acervo deverá será revisto, recuperado, revitalizado e colocado à disposição para pesquisas.

De acordo com o servidor Teófilo Félix de Franca Júnior, o acervo conta com inventários, ações possessórias, ações criminais que remontam a história de um povo durante uma determinada época.
“Recebemos pesquisadores não só do Brasil, mas de todo o mundo. A nossa preocupação é que estes processos sejam devidamente restaurados e preservados. São documentos que podem se perder ao longo da História, se algo não for feito pela sua preservação”, defendeu o servidor.

Histórias não faltam para compor a variedade existente no acervo. “O Crime da Rua da Cruz”, por exemplo, é título de um livro (de autoria do pombalense Jerdivan Nóbrega), baseado na história real de uma mulher, solteira e grávida, que chegou a matar o filho após o nascimento, para que a gravidez não fosse conhecida. O fato consta em um dos feitos do acervo acomodado no Fórum.
Há também um processo, cujo crime deu origem à ‘Cruz da menina’, e traz a história de uma família que matou uma filha para se alimentar e sobreviver a um período marcado pela crueldade da seca e a fome. Fatos que estão presentes na memória dos pombalenses, pois tiveram grande repercussão, como revelou Teófilo.

Na ocasião, a cópia de uma carta de alforria datada de 1837 foi entregue ao presidente Marcos, que, historiador por formação, muito se interessou pela riqueza da documentação. “Pombal possui um Arquivo muito rico, com muitas escrituras de compra e venda de escravos, cartas de alforria e crimes que ficaram na memória das pessoas que habitam o sertão. Sabemos que os cartórios são grandes fontes de pesquisa e o Poder Judiciário conta muito história através dos seus processos”, afirmou.

Recepção – Na comarca, o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Marcos Cavalcanti, foi recebido pela diretora do Fórum local, juíza Candice Queiroga. Para a magistrada, a visita do presidente do TJPB foi importante para um diálogo entre juiz, servidores e advogados da região. “Nós que vivemos em comarcas longínquas da Capital nos sentimos agraciados ao recebermos a visita do presidente, que vem até aqui conhecer os nossos problemas, escutar as nossas demandas. Nos sentimos acolhidos”, enfatizou.

Gabriela Parente