
Presidente Marcos Cavalcanti profere palestra para os novos juízes

Os novos juízes representam o futuro da magistratura paraibana, segundo declarou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, ao abrir os trabalhos do turno da tarde do curso de formação dos novos juízes aprovados no 53º Concurso Público para o cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O curso foi aberto na manhã desta segunda-feira (10), com seguimento na tarde de hoje.
A carreira e o papel do juiz na sociedade foram o tema principal da palestra proferida pelo presidente Marcos Cavalcanti. “A principal função do juiz, em síntese, é preservar a dignidade humana; buscar sempre a pacificação social através da resolução definitiva de conflitos de interesses entre pessoas e bens da vida, tais como a liberdade, o patrimônio e a honra”, declarou o presidente
O presidente Cavalcanti falou também da importância do curso, que destina grande parte à aulas práticas. “A parte prática é o foco do curso, já que a teoria foi adquirida na universidade. E esse curso, promovido a partir de uma parceria entre a ESMA e a ENFAM, dará aos novos magistrados a formação necessária para que eles possam chegar preparados nas comarcas”, ressaltou.
Os trabalhos referentes ao curso teve seguimento com a palestra do professor e juiz federal, Artur Cesar Souza, do Tribunal Regional Federal da 4º Região, que discorreu sobre o tema “Ética e Humanismo”.
O curso foi aberto na manhã desta segunda-feira (10), na Escola Superior da Magistratura (ESMA), pela diretora da Escola, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
As aulas ocorrerão até o mês de janeiro de 2017, sempre na ESMA, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, e abordará diversos aspectos relacionados à prática da Magistratura. O curso, com aulas teóricas e práticas, será ministrado por magistrados devidamente capacitados para a função, entre professores do Estado e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
De acordo com a desembargadora Fátima Bezerra o objetivo desse curso é preparar os Juízes Substitutos para atuar na primeira instância da Justiça do Estado, bem como é fundamental para a formação. Ainda segundo a diretora da ESMA, os deveres do magistrado é praticar a Justiça com dignidade, moral, ética e humanismo.
Por Valter Nogueira