
Reforma do Fórum de Mamanguape será entregue nesta-sexta

A cidade de Mamanguape vai receber a nova sede do Fórum “’Desembargador Miguel Levino de Oliveira Ramos”, que foi reformada e ampliada, passando a ser um Complexo Judiciário. As novas instalações serão entregues à população pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, nesta sexta-feira (7), às 10h.
A obra foi extensiva as edificações que, a princípio, seriam destinadas a casas de juízes”, mas que foram reformadas para dar lugar a novos departamentos como forma de oferecer melhor acomodação ao jurisdicionado. Nelas, funcionarão um Anexo, o Juizado Especial Misto; a 2ª Vara Mista e a Defensoria Pública, além do Arquivo.
No novo espaço funcionarão, de forma confortável, a Diretoria e a Gerência da unidade judiciária, o Setor de Distribuição, a Central de Mandados, a Sala dos Oficiais de Justiça, o Telejudiciário, todos ligados à diretoria. Na entrada principal do Fórum, um espaço foi reservado para dar lugar a uma Brinquedoteca
A nova sede vai acomodar ainda, a 1ª Vara Mista, Cartório, Sala de assessor e gabinete de juiz. As novas instalações irão contar com um ambiente reservado exclusivamente aos advogados, denominada Sala da OAB, que foi estruturada e equipada com computadores, servindo assim de apoio aos operadores do Direito.
A obra contemplou também um espaço reservado aos presos, com um cela especial para que sejam acolhidos enquanto esperam ser ouvidos em audiência. O equipamento conta com copa e banheiros. Ao lado do fórum, uma antiga praça foi reformada, tornando-se um ambiente agradável e acolhedor.
A diretora do Fórum de Mamanguape, juíza Elza Bezerra da Silva Pedrosa, disse que, com a reforma, o Complexo Judiciário de Mamanguape passará a atender, satisfatoriamente, às necessidades da comarca, isto porque, quando foi projetada, havia apenas uma unidade judiciária funcionando e, hoje, conta com quatro.
“Além do mais, representará conforto e segurança para as partes, servidores e advogados e ao jurisdicionado em geral.”, ressaltou a magistrada.
Fórum – A unidade judiciária foi edificada e inaugurada no ano de 2000, há 16 anos, pelo então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Martinho Lisboa.
Funcionamento – Na comarca de Mamanguape tramitam, hoje, um total de 8.698 processos físicos ativos; Processos Judicial Eletrônico (Pje), todos eles da área cível, além dos processos do Juizado Especial Misto.
Por Gecom-TJPB