
Tribunal de Justiça participa, mais um ano, da campanha ‘Outubro Rosa’

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Gerência de Qualidade de Vida, está focada na Campanha do “Outubro Rosa” com intenção de sensibilizar e esclarecer as magistradas e servidoras, seus familiares, bem como a população em geral, acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento é celebrado anualmente com o intuito promover ações de prevenção e conscientização, compartilhando informações sobre o câncer de mama.
O mês de outubro é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de mama em todo o mundo. No entanto, o cuidado e a conscientização devem ser constantes, durante todo o ano, de janeiro a janeiro. Afinal, as alterações e sintomas podem aparecer a qualquer momento.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, sendo o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo.
Em anexo a matéria, há uma Cartilha, elaborada e distribuída pelo INCA e pelo Ministério da Saúde, intitulada “CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso”, que serve para tirar dúvidas, informar e derrubar mitos sobre a doença. Com a detecção precoce do câncer de mama, as chances de cura para a doença aumentam muito, e todas as mulheres precisam se conscientizar sobre a importância dos exames.
Alertas e sintomas: nódulos, caroços descarga papilar (saída de secreção líquida, sanguinolenta ou transparente), retração da pele da mama, vermelhidão e tecido da mama com aparência “casca de laranja”.
A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama. Entre outros fatores estão: histórico familiar de câncer de mama e ovário, alteração genética, menopausa após os 55 anos, obesidade após a menopausa, sedentarismo, exposições frequentes a radiações ionizantes (raios-x) e terapias hormonais.
A mamografia faz parte de um conjunto de ações que auxiliam no diagnóstico do câncer, sendo o principal e mais importante exame de diagnóstico. Ela nada mais é do que a radiografia das mamas. Esse tipo de exame pode revelar possíveis alterações no órgão. O procedimento é realizado através de uma compressão das mamas, de forma suportável, para detecção de nódulos e tumores.
Alimentação saudável, prática esportiva regular, não fumar e não beber é essencial para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama.